Apesc
Visão da APESC:
"Ser uma Associação Comunitária de referência Nacional em serviços de educação, de saúde, de preservação ambiental e de comunicação social, pela alta qualidade, confiabilidade e responsabilidade social de suas ações".
Missão da APESC:
" Promover o desenvolvimento regional por meio da criação e/ou instituição e manutenção de Instituições de educação, saúde e comunicação que prestem serviços sem fins lucrativos com responsabilidade socioambiental".
CEBAS - Educação:
A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, concedido pelo Ministério da Educação, em conformidade com a Lei n.° 12.101, de 27 de novembro de 2009.
História
1961-1971 : Fundação da Apesc e início das faculdades
No final de 1961, com o objetivo de unir esfor ços para implantar o ensino superior, foi decidida a criação da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul-Apesc, entidade sem fins lucrativos, integrada por entidades representativas da comunidade, fundada em 17 de março de 1962.
Sem patrimônio, dependendo inteiramente de doações e do trabalho voluntário de seus membros, a Associação foi abrindo seus caminhos e em 1964 implantou sua primeira faculdade, Ciências Contábeis.
1972 a 1981: Aumenta o vínculo entre a Apesc e as quatro faculdades
Em 1972 e 73 a Apesc melhora sua infraestrutura e profissionaliza sua gestão, faz outros investimentos e adia o projeto do Campus. Com o apoio da Apesc as Faculdades de Filosofia, Direito e Educação Física foram reconhecidas pelo MEC.
Em 1973 todas as faculdades são instaladas no Prédio da FENAF e a Apesc inicia a construção de um prédio na Rua Coronel Jost para onde as transfere em 1977. No mesmo ano a Apesc solicita recursos do programa MEC/FAS e retoma o projeto de construção do Campus Universitário.
No início dos anos oitenta as quatro faculdades são integradas, formando a FISC e iniciam os Cursos em Regime de Férias.
1982-1991 : Apesc e Fisc em busca da Universidade
A Apesc e a Fisc esperam em breve obter a Universidade. A Apesc divide suas forças entre o atendimento das necessidades dos cursos instalados no Prédio da Fisc, a criação da Escola Educar-se, os financiamentos para as obras e a construção dos primeiros prédios no Campus numa época em que o país vivencia crises econômicas, espiral inflacionária, redemocratização.
Sem recursos para atender a todas as demandas, em meados da década de 80 a Apesc protelou o envio da Carta-Consulta da Universidade ao MEC. Todos esses acontecimentos repercutem na comunidade acadêmica, onde há reivindicações salariais, contestações à majoração do crédito, greves, passeatas, e um movimento pela democratização interna.
Após um breve impasse, a Apesc autoriza a realização de eleições diretas para todos os cargos da Fisc. Contando com o apoio da comunidade acadêmica, os novos gestores da Fisc dão impulso ao projeto universitário, recebendo o apoio da Apesc, que institui um corajoso programa de qualificação docente. Em 1990 a Carta-Consulta da Universidade foi protocolada no MEC.
1992-2002: Conquista e consolidação da Universidade
Em março de 1992, em caráter experimental, a Fisc começou a vivenciar a estrutura universitária. Foi elaborado o 1º PDI da UNISC, com previsão de muitos novos cursos e necessidade de grande ampliação da área física do Campus. Em junho de 1993 a Universidade foi reconhecida e, logo após, instalada.
Ano a ano novos cursos são oferecidos, aumenta o número de alunos e as necessidades de espaço físico e de laboratórios. Um acordo de permuta estabelece o repasse do Prédio da Fisc para o Município em troca de recursos para edificações. Isto, e mais um financiamento do BNDES, permitem que o Campus se torne um canteiro de obras.
Na década, a Apesc expande muito suas atividades de extensão e de pesquisa, cria o Centro de Educação Profissional, sua terceira mantida, e instala um Campus da Unisc em Sobradinho e um em Capão da Canoa.
2002-2012 : Ampliam-se os horizontes
A preservação do meio-ambiente e a preocupação com o desenvolvimento tecnológico são marcas dessa década. A Apesc também passou a atuar mais diretamente na área da saúde e da comunicação, através do Hospital Santa Cruz-HSC e da Fundação Teleunisc. Dois novos campi foram instalados: um em Venâncio Aires e outro em Montenegro.
A aquisição do HSC, em 2003, permitiu à Apesc ampliar seus serviços em benefício da comunidade, bem como instalar o Curso de Medicina e Residências Médicas em várias áreas.
A Associação conseguiu superar as grandes dificuldades trazidas pela mudança nas regras da Filantropia, aderiu ao Prouni, e continua expandindo suas atividades.
Os bons resultados em todas as avaliações do MEC e as muitas premiações obtidas mostram que a APESC e suas mantidas estão no caminho certo. A comunidade pode orgulhar-se de sua obra.